segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MEMORIAS
1-O AÇUDE
Muitos dos atuais moradores do bairro Açude desconhecem o fato de que outrora ali existiu realmente um açude.Mais e a pura verdade.
Era um açude de médio porte mais que tinha o mesmo traçado do bairro que foi erguido sobre suas águas depois de serem aterradas.
Na minha infância,o açude era freqüentado por todos nos,uma garotada sadia,que mesmo com a preocupação de nossas mães nos divertíamos a valer nadando e pescando naquelas águas.
Habitava também aquelas águas um jacaré,mais o mesmo não era muito de dar as caras,quem sabe por causa da arruaça promovida por todos nos.
No verão,íamos nadar a noite a fim de nos refrescar mos enquanto nossos pais pensavam que estava mos pelas ruas do nosso bairro nos folguedos que sempre aprontava mos.
Quando o açude era esvaziado então era uma verdadeira festa,pois uma verdadeira multidão vinha em busca da grande quantidade de peixes que ficavam atolados na lama.Munidos de peneiras ou ate mesmo com as mãos apanhávamos muitos peixes que eram colocados nas fieiras e assim garantia mos o nosso lauto almoço.
Muitos causos nos trazem as lembranças daquele tempo de aventuras,como por exemplo uma vez em que morreu afogado um sargento da marinha la do Rio de Janeiro e os bombeiros não conseguiam encontrar o corpo e já desistiam das buscas,quando um dos nossos, o Carlin Fumo o mais medroso da turma mergulhou no local e tocou no corpo.
Apavorado subiu a superfície e branco como cera e sem fala apontava o local onde se encontrava o corpo do afogado.
Assim, graças aos nossos companheiros, a família daquele pobre sargento pode lhe dar uma sepultura digna.São muitas historias daqueles tempos que infelizmente não voltam mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário