terça-feira, 4 de setembro de 2012

O CAUSO DO GUARDA CHUVA

 BININDITO GORONANTE E O GALO MINEIRO
O telefone da radio toca e eu atendo.
Programa Semeando com Jesus, boan tarde.
Alo, aqui ta falano u reporti Binindito Goronanti por modi informa oceis qui o Atreticu Minero perdeu la nus istrangero
Caramba, so faltava essa, o homem agora virou repórter.
Uai a radiu tem argumai?
Não, mais logo o Binindito Goronante?
Pos antao, euo to na aria uai
Ta legal , manda pro ar
Eita qui oce ta mi cunfundino. Euo num to sortanu pipa não uai.
Não, eu estou falando .Manda a sua matéria pro ar.
Antao la vai.
Tençao. La na minha rua us trocedo du atretico fizero a maio gazarra inhanti di cumessa u jogo. Era cerveja pa tudo qui era ladu, fugueti i us cambal
A dispois, já tudu bebo, cumesso a cunfuzao quando qui eis viu qui u galo si estrepo. Tomem caqueli tim di Chineis i mussurmano. Inda mais qui u tar di Ronardin Gauchu so feiz um golo i us homi fez três
E rapaz, a coisa foi feia, o galo forte e brigador brigou mais saiu  da rinha derrotado.
Uai, oce gosta di briga di galo?
Quando eu era garoto eu gostava de ver mais isso não e certo
E covardia com os bichos.
Pos antao, u atretico perdeu feio, parecia ninte u tim l adi Lima Duarti, qui tinha u Artino Anterm.
O Autino Anterms, aquele bebum da historia que escrevi outro dia? Voce conheceu aquele bebum?
Craro, num foi u cumpadi Titu quexada qui ti conto a istoria la na companhia?
Caramba, esse mundo e pequeno. Você conheceu o quexada? Que legal, assim os ouvintes vao ver que minhas historias são verídicas.
Elas cunteceru mermo so Anesio Sirva. Oce tem qui conta ai nu programa.
Antao te mais, to na iscuta.Vo pra rua, agora so reporti da radiu
Caramba o homem já esta falando a linguagem do radio.

Essa não.

BININDITO GORONANTE E O GUARDA ChUVA Hoje,um dia frio e chuvoso,me lembrei de um causo muito engraçado,incrível mesmo. Binindito Goronante estava em sua casa juntamente com a mulher,D.Felomena e seus dois filhos quando bateram palmas no portao. Era o seu vizinho e compadre Ze Lagoa;Chovia uma chuva fininha e muito fria e assim Binindito convidou o compadre,que era seu conterrâneo la de Lima Duarte. _Vamo entrando cumpadi por modi oce num si constpa quessa chuva fria. Ze Lagoa agradeceu,entrou e sentou se em uma cadeira que lhe foi oferecida. Binindito Goronante gritou para a mulher la na cozinha: _Felomena,trais aqui po cumpadi um gole di café bem quenti por modi eli num constipa,muie/ _Ja to levano,homi di Deus,já to indo/ Binindito pergunta ao compadre o que o trouxera ali e ele disse: _Sabe o Artino Anterm’s? _Antao num sei?Oce num si alembra do causo du tamanduá,uai? -Craro,aqueli dizinfiliz num mato o tar di tamanduá pensando qui era assombração? _pois antao,aqueli doido levo instro dia u meu gorda chuva e eu vo la pega ele,num sabe? Binindito grita pra mulher na cozinha: _Cume muie,cade u café,so? _Ja to levano hom,ispera ai uai/ Ze Lagoa então pede emprestado o guarda chuva dizendo: _Daqui inte la e um bucado di chão num sabe?eu num posso mi moía,já to ficano gripado. Com uma caneca de café fumegante nas mãos Binindito manda trazer o guarda chuva e entrega ao compadre que já esta terminando o seu café.Ze Lagoa se despede elogiando o café que lhe fora servido e sai. Passou o dia,a chuva aumentou e nada do Ze Lagoa trazer o guarda chuva.No outro dia bem cedinho ,Ze Lagoa chegou,mais sem o guarda chuva.Binindito pergunta pelo seu guarda chuva e vejam so a resposta do ze Lagoa: _Sabi cumpadi,euo peguei o meu guarda chuva i dexei u seu l a ca cumadi Bastiana,coitada ela ia leva us minino pa iscola e inda tava chovendo munto.Oce num liga,ne mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário