quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bete Mendes 29/3/71



Foi há exatos quarenta anos.  A moça da foto para o registro do Serviço de Segurança Nacional tinha 21 anos e fora presa pela segunda vez.  Uma daquelas tristes histórias dos anos de chumbo da ditadura militar, e com um incrível diferencial: a moça era Bete Mendes, atriz em alta nas novelas da TV Tupi, como Beto Rockefeller (ao lado com Luiz Gustavo) , Super Plá e Simplesmente Maria. Ela também estudava Sociologia na USP e integrava, sem que ninguém soubesse os quadros da Var-Palmares:  “Trabalhava, atuava, estudava, fazia revolução – e tinha só 18 anos”, ela disse em O Cão e A Rosa, livro da Coleção Aplauso, escrito por Rogério Menezes. E sobre essa prisão, o livro registra o seguinte: “desculpe, não posso continuar conversando sobre isso: só posso dizer que fui presa, torturada e saí da prisão 30 dias depois completamente AR-RE-BEN-TA-DA! AR-RE-BEN-TA-DA! 


Já conhecia a história de Bete Mendes, mas não lembro de ter visto a foto acima. Dia desses, encontrei outro livro sobre ela: “Álbum de Retratos” e, ainda na livraria, abri justamente na tal página. Fiquei impressionado. E logo me veio à lembrança a foto da Presidenta Dilma, no mesmo registro, que virou um ícone na recente campanha presidencial. Sim, duas mulheres, da mesma geração, e com trajetórias de luta semelhantes.  Hoje, Dilma comanda os destinos da nação e Bete Mendes, das grandes atrizes desse País, interpreta uma dona de casa completamente do bem na novela Insensato Coração.

Esperei o dia exato pra postar a foto aqui pra que esse horror, que não pode ser esquecido, nunca mais se repita. Pode até parecer chavão, mas nunca é demais repetir: Ditadura Nunca Mais. E Viva Bete Mendes, sua linda.

ATUALIZAÇÃO
Hoje, 26 de maio de 2013, a Folha publica um depoimento de Bete Mendes de leitura obrigatória. "Sobrevivi à Tortura", é o tíulo e ela falou pra Eleonora de Lucena. "Fui torturada (em 1970) e denunciei (o coronel Ustra). Isso me marcou profundamente. A tortura física éa piorperversidade da raça humama."

Aqui, um trecho. E mais embaixo o link para a matéria na íntegra.
 "Não dá para ter raiva (de quem me torturou). A gente é tão humilhado, seviciado, vilipendiado que o que se quer é sobreviver e bem. Estou muito feliz, sobrevivi e bem. E não quero mais falar desse assunto.
Superei isso com tratamento psicológico e com trabalho. Agradeço à família, à classe artística, aos amigos que forammeu alicerce.
Carlos Zara me convidou para fazer a novela "O Meu Pé de Laranja Lima", e isso me salvou. Continuei o trabalho artístico, fui fundadora do PT, fui deputada federal duas vezes e secretária da Cultura de Sâo Paulo."

Link para Sobrevivi à Tortura, depoimento de Bete Mendes para Eleonora de Lucena, da Folha deS.Paulo.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1285003-minha-historia-fui-torturada-em-1970-e-denunciei-o-coronel-ustra.shtml

O caso Brilhante Ustra[editar | editar código-fonte]

Quando exercia o seu segundo mandato, sendo presidenteJosé Sarney, Bete Mendes integrou a comitiva presidencial em visita oficial ao Uruguai. No dia 17 de agosto de 1985Bete encontrou ali, como adido militar da embaixada brasileira em Montevidéu, o militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, em quem afirmou reconhecer aquele que teria sido seu torturador quando esteve presa. O episódio ganhou ampla repercussão no país, reacendendo os debates sobre a amplitude da Lei da anistia assinada em 1979 - e se a anistia atingiria os militares envolvidos em crimes de tortura. Ustra não foi acusado, mas a sua carreira foi interrompida. Em resposta ao caso, até então omitido em seu currículo, o militar fez publicar um livro, intituladoRompendo o Silêncio, onde refuta as acusações e nega que a atriz tenha sofrido qualquer tipo de tortura, acusando-a de ter montado um "teatro" para promover sua reeleição

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BASE ALVINEGRA
O botafogo segue firme na copinha.
Venceu hoje a equipe do Rio Branco do Acre por 5 x 0 e e o lider do grupo  com 6 pontos.
Com a mesma pontuaçao do Gremio Osasco, vence no saldo de gols( 7)
A equipe foi esta:
DOUGLAS Gabriel) Douglas sentiu se mal
ERIK
RABELO
EMERSON
GEAN
JONSON
ANDREAZZI
FERNANDES
MORAES
VINICIOS
JUNINHO
PARTICIPARAM TAMBEM
Diego-Guga

 GOLS  Vinicios,- (2)Jonson,Erik e Fernandes
DESTAQUES_Juninho.Bons dribles e precisão nos passes.














quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

COMPOSIÇOES DE 2014

CORINHO

HÁ PODER DE DEUS NAS SUAS MÃOS
HÁ PODER DE DEUS EM SUAS MÃOS
TOCA MEU IRMÃO
TOCA NO IRMÃO
TOCA QUE ELE SERA CURADO

O CATIVO SERA LIBERTADO
NO PODER QUE HA  NAS TUAS MÃOS
O OPRIMIDO SE ALEGRARA
TODO MAL SE AFASTARA
NO PODER DAS  SUAS MÃOS


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

COLEIRO

NOME-ADINAULA

DES DE 19 DE OUTUBRO DE 2013

TIPO- AINDA PARDO

COMEÇOU A CANTAR EM NOVEMBRO

CANTO- AGRADAVEL, MAIS AINDA BAIXO
PROMESSAS DE FIM DE ANO

O BOTAFOGO PROMETE REFORÇOS DESTA LISTA

1-DIEGO FORLAN
2-MAX LOPES
3-RAFAEL SOBS
EQUIPE  SUB 20
1-DOUGLAS
2-ERIK
3-KERLYNSON ( EMERSON)
4- RABELO
5-FERNANDES
 6-MORAES (JEAN)
7-ALANO
8- ANDREAZZI
9-VINICIOS
10-MATHEUS
11-DIL

TEMPORADA 2014

A temporada 2014 promete.A Libertadores vem ai e clube apresenta uma proposta revolucionaria com a diretoria investindo em Eduardo Húngaro, que conhece os garotos da base como a palma da mao e tem revelado ao longo destes anos vários jogadores que aos poucos serão lançados na equipe profissional.
Doria, Gabriel,Octávio, Gege vão se juntar a Cidinho,Sassa,Geferson,Daniel e Sidney Page, Matheus, Dede e outros do sub 20 que estao se destacando como o zagueiro Rabelo, o volante
Andreazzi e os atacantes Vinicios e Yguinho.
Alem disso existem tambem atletas como Rodrigo,Dankler,Yury, Ygor e os goleiros Renan, Milton Rafael e Helton Leite que foi recém contratado nesta semana.
Serao formadas duas equipes, uma para o campeonato carioca e outra para a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.Como eu disse e uma proposta revolucionaria. Chega destes treinadores cheios de manias que vivem enervando os torcedores com seus conceitos arcaicos.
E tempo de reformulaçao e uma nova geraçao pos copa do mundo vem ai.
Que bom seria se todos clubes voltassem as suas atençoes para jogadores jovens
pois alem de ser mais barato, alguns apontam para um futuro promissor.

A equipe mais experiente , que deve disputar a Libertadores conta com a mesma base do ano
passado liderada por Seedorf, Bolivar e Lodeiro.Apenas um problema preocupa a falta de
um grande atacante. fala se no Uruguaio Diego Forlan que cairia como uma luva
se nao for balao de ensaio e noticias de fim de ano estamos no caminho certo.